Tártaros??Eca!! O que é isso??


Felizmente os dentes dos cães e dos gatos são mais resistentes que os nossos, mas apresentam também alguns problemas, principalmente os causados pela formação de tártaros.

Resumidamente os tártaros são placas formadas por bactérias e restos de alimento que se acumulam nos dentes deixando-os amarelados ou escurecidos.

Com o tempo estes tártaros irão causar inflamação nas gengivas e lesões nos dentes.

Portanto, para tentarmos evitar complicações dentárias devemos em primeiro lugar alimentar cães e gatos sempre e apenas com ração comercial de boa qualidade, a qual irá minimizar o formação do tártaro.

Devemos também proceder a escovação diária dos dentes com escovas de cerdas macias e umidecidas. Pastas de dente para uso humano não devem ser utilizadas nos animais, porém existem pastas à venda em Pet-Shops adequadas ao uso nos cães e nos gatos.

Mas atenção: se os dentes do seu animal já estão escurecidos ou amarelados, procure um veterinário para uma avaliação. Provavelmente haverá a necessidade de uma tartarectomia, ou seja, da retirada das placas de tártaros com o auxílio de instrumentos odontológicos adequados, sendo que em alguns casos mais avançados pode haver também a necessidade da extração de um ou mais dentes, principalmente se o animal for idoso.

Sendo assim, fique atento à dentição dos animais e procure o veterinário periodicamente para evitar a perda definitivas dos dentes.

Dr. Luiz Carlos Garcia- Médico Veterinário

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cão Q'Late – Avenida Inajar de Souza nº 1214 Cep: 02716-000 - Vila Palmeira - São Paulo
(11)3936-8633